Leviatã: A Missão Secreta

Leviatã: A Missão Secreta

Leviata-A-Missao-Secreta-3canecas[1]_thumb[1]Leviathan – Scott Westerfeld – 2009 – 365 páginas – Galera Record

Leviatã é um livro gostoso de ler, mas complexo de explicar em poucas palavras. Antes de conhecer a obra em si, você precisa saber um pouco sobre o gênero do qual ela faz parte. O Steampunk mistura o passado com o futuro, a realidade com a ficção. Steam (vapor), remete às máquinas introduzidas na Revolução Industrial. Punk representa a quebra com a forma tradicional de ilustrar a Era Vitoriana e o passado como um todo.

Usando esse estilo em Leviatã, Scott Westerfeld reconta a Primeira Guerra Mundial a seu modo. As potências envolvidas são as mesmas da História, o que muda é a forma de batalhar e, principalmente, os armamentos utilizados. De um lado os mekanistas alemães, que usam mecânica altamente avançada para produzir suas máquinas, criando gigantes blindados. Do outro estão os darwinistas britânicos, que baseiam-se nas teorias de Darwin para desenvolverem animais geneticamente modificados, usados como verdadeiros monstros de guerra.

chapter4a1

Nesse cenário conhecemos Alek, que após a morte de seu pai, o arquiduque Franz Ferdinand, é obrigado a fugir de sua própria família. O menino é herdeiro do trono Austro-Hungaro, mas não é reconhecido como tal devido ao casamento não nobre do pai. Do outro lado temos Deryn, uma jovem fascinada por aeronáutica que vai contra as regras e entra na Força Aérea britânica fingindo ser um menino.

Alek

Por mais confuso que pareça todo o enredo flui naturalmente. O passado alternativo criado por Scott é verossímil e cheio de descrições detalhadas. Para ajudar, o livro conta com ilustrações lindas que fazem o leitor visualizar melhor o universo imaginado. Esse formato é inusitado, mas tem um propósito: os livros da época retratada no romance (1914), mesmo os adultos, eram todos ilustrados.

Confesso que não recomendaria nada do Scott Westerfeld a algum tempo atrás. Apesar do sucesso que fez, a série Feios me decepcionou bastante. Mudei muito meu conceito após ler Leviatã, os próximos livros da série (Behemoth e Goliath) já foram lançados e suas edições brasileiras ainda não foram anunciadas pela Galera Record.

Anúncios

Um comentário sobre “Leviatã: A Missão Secreta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s