A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket

A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket

brocket2

Esse foi o primeiro livro do John Boyne que eu li. Comprei ele por acaso, sem pensar muito e, confesso, fui atraída pelas ilustrações divertidas. Eu adoro livros infantis, na maioria das vezes eles tem muito mais a dizer aos adultos do que às crianças. A história, por trás de um enredo fantástico, fala sobre as diferenças, as dificuldades em lidar com elas e sobre as relações familiares.

Barnaby Brocket nasceu em uma família orgulhosa por ser “completamente normal”, seus pais odeiam chamar atenção para si e têm verdadeiro horror de tudo que é “anormal”. Realmente, suas vidas eram muito normais, tiveram dois filhos bastante normais e tinham empregos também normais. Nunca saíram da Austrália, nem mesmo de Sidney, porque consideravam estranho sair por ai explorando outros lugares. Até que Eleanor Brocket deu a luz a seu terceiro filho, em uma noite de sexta-feira, o que já causou constrangimento na mulher, por estar estragando outros planos que os médicos poderiam ter.

Imaginem então a surpresa da mãe e de todos os presentes, quando o bebê, ao sair da barriga da mãe, começou a flutuar até bater a cabeça no teto. Barnaby Brocket passou a ser uma exceção naquela familia toda cheia de regras e era visto como uma aberração por seus pais, que não ousavam levar ele nem até a esquina, afinal, o que os vizinhos iriam pensar?

brocket

Barnaby cresceu dentro de sua casa, adaptada ao seu “problema” com colchões fofinhos em todos os tetos. Seus pais até tentavam, mas não conseguiam se adaptar a essa anomalia do filho e faziam de tudo para impedi-lo de conviver com as crianças normais de sua idade. Apesar de ser um menino muito inteligente, foi colocado em uma instituição para crianças indesejadas e seus principais companheiros eram os livros, gostava de ler principalmente histórias de meninos órfãos – talvez por se identificar com eles, já que praticamente nasceu órfão, sem o amor dos pais. A coisa terrível que aconteceu com ele, não é muito difícil de descobrir, a própria capa já nos revela bastante, mas acabou que ela não foi tão horrível assim.

O menino, com apenas oito anos, sai flutuando pelos ares e se envolve em uma aventura ao redor do mundo. Nessa trajetória, conhece diversas pessoas que, assim como ele, são “anormais” e não foram aceitas por seus familiares desse jeito. Viaja de balão, de trem e até de espaçonave, conhece lugares como o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Irlanda… e em cada uma dessas paradas conhece alguém especial, que consegue mudar seu jeito de ver o mundo e ele também muda a vida de cada uma delas.

Depois de tantas viagens, Barnaby percebe que ser normal ou anormal é muito relativo. Conhece tantas pessoas e coisas diferentes, que passa a ver a diferença não como uma exceção, mas sim como algo…normal.

Livro: The terrible thing that happened to Barnaby Brocket – John Boyne – 2013 – Companhia das Letrinhas

Ilustrações maravilhosas de Oliver Jeffers.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s