Criação literária independente

Criação literária independente

Hoje participei do primeiro encontro Contextos Literários, uma série de atividades organizada pelo SESC para discutir temas da literatura e do mercado editorial. Os seis encontros deste primeiro bimestre acontecerão semanalmente às segundas, 19h15, no Sesc Consolação e terão como foco a literatura independente.

Em um debate sobre a Criação literária independente, Carol Rodrigues, vencedora do prêmio Jabuti 2016 na categoria contos, conversou com seu editor, Vanderley Mendonça, um dos fundadores da Editora Edith. Ambos contaram um pouco sobre suas experiências de autora e editor no mercado editorial independente e dos principais desafios desse modelo literário nos dias de hoje.

Estímulo a novos escritores

Vanderley conta que o principal objetivo da Edith, editora que criou junto com o escritor Marcelino Freire, não é receber originais ou calcular lucros, mas sim buscar talentos e estimular que cada vez mais gente escreva e seja publicada. Os prêmios, por exemplo, não são o principal objetivo dos editores, que procuram conhecer a produção literária que vai além do Sudeste brasileiro e publicar essas novas vozes.

Para Vanderley, a relação dos autores com as editoras mudou e para ele interessa mais um autor engajado em todo o processo da produção, inclusive na divulgação e venda. Livrarias? Nem pensar. Mesmo com as dificuldades de distribuição, prefere manter as vendas apenas online ou em eventos.

FullSizeRender
Segundo Carol, “pequenas editoras são o olhar do editor”.

Sem vista para o mar

Carol Rodrigues só começou a escrever Sem vista para o mar depois de se desapegar, com ajuda das oficinas do escritor Marcelino Freire, da ideia de publicar um romance que havia escrito durante seu mestrado na França. “Foi tudo bem clichê, inverno, sozinha em outro país”, conta. No fim das contas, o romance inacabado virou um laboratório da linguagem que usaria em seus contos, mas sem sair de seu objetivo principal: a vontade de comunicar  e contar uma história.

Para Carol a edição do livro foi fascinante: “Não sabia nada [sobre edição] antes, e acompanhei todos os processos”. A capa, aprovada ainda nos rascunhos, foi criada por uma amiga da autora. A foto e o texto da orelha também foram colaborações amigas. Agora a jovem escritora se divide entre seu trabalho no Itaú Cultural e seu segundo livro.

A formação de leitores

Um assunto que veio à tona durante a conversa foi o da formação de leitores perante os números alarmantes da leitura no Brasil. Carol citou as Jornadas Literárias, que fizeram de Passo Fundo a capital da literatura no país, além de outras feiras literárias que estimulam a leitura por onde passam. Já Vanderley falou dos desafios que os autores e editoras independentes enfrentam para chegar às escolas, já que falta formação também para os professores, muitas vezes fechados a novidades e focados em clássicos literários.

Para o editor, é nítida a comoção e o interesse das pessoas que assistem à leitura de um texto por seu próprio autor. O que faltam são oportunidades para esse encontro entre leitores e escritores, principalmente dentro das escolas. O principal desafio é esse: ir mais longe, alcançar mais gente e unir forças com outras microeditoras e autores independentes.

Na próxima segunda, dia 18/01, Diego Moraes e Claudio Daniel conversarão sobre Feiras literárias. Veja aqui a programação completa do evento. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início do debate. Mas caso não consiga ir em algum, não tem problema, o áudio de todos os encontros será disponibilizado pelo Sesc em breve.

Anúncios

2 comentários sobre “Criação literária independente

  1. Sá, muito legal essa série de encontros, eu não estava sabendo.
    E muito legal seu retorno ao blog também. Vou acompanhar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s